Construindo com o Magalhães




. Estudos realizados sobre o Magalhães

- Relatório do Plano Tecnológico.

- Artigo-vídeo da Revista Exame Informática.






5. Intervenção

5.1 Questionários aos professores

- Caracterização da Amostra

Aplicou-se o questionário a um grupo de trinta professores de duas escolas do Distrito de Coimbra dos Concelhos da Mealhada e da Lousã.
A maioria dos professores possui o grau de Licenciatura, quatro têm apenas o Bacharelato, três fizeram Complementos de Formação e um professor possui uma Pós-Graduação.




Quanto ao tempo de serviço, os professores inquiridos estão distribuídos como mostra o gráfico seguinte. Em média, o tempo de serviço ronda os quinze anos.





Os professores encontravam-se a leccionar todos os anos de escolaridade, distribuídos da seguinte forma:




- Utilização do Magalhães em contexto de Sala de aula

O segundo grupo de questões presentes no questionário aplicado referiram-se à utilização do Magalhães em contexto de sala de aula. A pergunta 2.1 questionava os professores sobre a sua formação para trabalhar com o Magalhães.




A maioria dos professores inquiridos não teve qualquer tipo de formação sobreo Magalhães. Os dois professores que afirmaram possuir formação específica sobre o Magalhães indicaram uma Acção de Formação no âmbito das TIC realizada na EB 2,3 Silva Gaio em Coimbra e uma Acção com a duração de um dia, realizada numa escola de Coimbra. Para este último professor, esta foi manifestamente insuficiente. Foi ainda referido que só participaram nesta acção dois professores do seu Agrupamento.

A questão 2.2 solicitava aos professores a sua opinião sobre a pertinência da utilização do Magalhães no 1º CEB.



Dos trinta professores inquiridos, a maioria (vinte e dois) considera pertinente a utilização do Magalhães no 1º CEB. No entanto, houve ainda oito professores que não consideraram pertinente a sua utilização neste contexto. Alguns dos argumentos utilizados para justificar a sua pertinência prendem-se com a «utilidade na pesquisa de informação», no «desenvolvimento de competências TIC». Alguns professores referem que a utilização do Magalhães permite «diversificação de estratégias», «aulas mais dinâmicas», «tornar o processo ensino-aprendizagem mais motivante e gratificante», «incentivar a aprendizagem» e «facilitar o trabalho de grupo». Outros docentes consideram o Magalhães uma «ferramenta útil e estruturante» que favorece o «contacto com outras escolas e culturas». Um professor resalvou também o interesse da utilização do Magalhães como forma de «mostrar o computador como uma ferramenta de trabalho e não apenas "máquina de jogos"».

Na pergunta 2.3 os professores indicaram a utilização, ou não, do computador Magalhães na sala de aula. Dos trinta inquiridos, apenas nove confirmam a utilização deste recurso.




As áreas em que os professores mais utilizam o Magalhães distribuem-se da seguinte forma:





Das actividades realizadas com o Magalhães, os professores indicam a redacção de textos e o desenvolvimento de competências TIC como os principais objectivos da utilização deste recurso.




Relativamente às razões pelas quais não utilizam o computador, dos professores inquiridos, quatro referem que os alunos do 1º ano ainda não possuem Magalhães. Um dos docentes justifica a não utilização do Magalhães associando-a ao desempenho de funções de Apoio Educativo. Uma das inquiridas refere que «como professora generalista... não me compete a mim introduzir as TIC no 1º CEB, a menos que me reduzam o currículo». Um professor refere ainda a falta de rede adequada e o elevado número de computadores avariados.




5.2 Questionários aos alunos


- Caracterização da Amostra

Aplicou-se o questionário a quinze alunos de duas escolas do Distrito de Coimbra dos Concelhos da Mealhada e da Lousã.
O Ano de Escolaridade que estes alunos frequentam é retratado da seguinte forma.














Dos alunos inquiridos, sete frequentam o quarto ano de escolaridade, cinco o terceiro ano e três o segundo. Dada a faixa etária e reduzido desenvolvimento das TIC a ela associado, optou-se por não inquirir qualquer aluno do primeiro ano.
Do universo dos alunos inquiridos, apenas um não possui o Computador Magalhães.














Todos os alunos inquiridos manifestaram o seu gosto por trabalhar com o computador
Magalhães, como demonstra o gráfico seguinte.




A importância que cada aluno dá à utilização do Magalhães traduz-se da seguinte forma.




Treze dos alunos inquiridos mencionaram a importância do Magalhães, na medida em que serve de auxílio a novas aprendizagens, nomeadamente através da construção de textos e na execução de operações matemáticas. Referiram também que, além de servir como ferramenta de trabalho, este equipamento detém uma componente lúdica através dos seus diversos jogos. Dos alunos inquiridos que responderam negativamente à sua importância, evidenciaram como principais justificativas o facto de apenas servir para «brincar» e de não ter Internet.

- Utilização do Magalhães em contexto de Sala de Aula


O segundo grupo de questões presentes no questionário aplicado referia-se à utilização do Magalhães em contexto de sala de aula. A pergunta 4 questionava os alunos sobre a utilização do Magalhães nesse mesmo contexto.






Como podemos verificar no gráfico apresentado, apesar de a diferença não ser significativa, o número de crianças que utiliza (sete) é ligeiramente menor do que os que não fazem a utilização do computador (oito).
As áreas em que os alunos mais utilizam o Magalhães na sala de aula distribuem-se da seguinte forma.





Das actividades realizadas, os alunos inquiridos indicam a audição de música e a realização de jogos como as mais usuais (seis), seguindo-se a redacção de textos, a realização de desenhos, actividades matemáticas (através da realização de operações e do trabalho com figuras geométricas) e ainda a visualização de filmes (cinco). Também com resultados significativos, os alunos referem a construção de apresentações recorrendo ao Powerpoint (cinco).





As actividades mais desejadas pelos alunos repartem-se da seguinte forma.





Além de destacarem a redacção de textos (três), os alunos inquiridos referem também como actividades desejadas a realização de desenhos e jogos, a pesquisa na Internet, a visualização de filmes, a audição de música e ainda o contacto com os amigos através de programas de envio de mensagens instantâneas (dois).
Relativamente às razões pelas quais não utilizam o Magalhães, dos alunos inquiridos, cinco referem a falta de tempo como principal motivo. Quatro mencionam outros motivos, nomeadamente a «falta de disponibilidade da professora» e o facto de os alunos «não gostarem de trabalhar com computadores». Três dos alunos apontam como causas da não utilização, por um lado o facto de nem todos os alunos possuírem o computador e, por outro, o facto de muitos dos equipamentos se encontrarem avariados. Outras razões referidas prendem-se com o comportamento da turma (dois), com o facto do professor não deixar utilizar o Magalhães (dois), dos pais não autorizarem os alunos a levarem o computador para a escola (um) e, finalmente, o facto de não gostarem de trabalhar com computadores (um).